Este site nasceu para tirar ao menos algumas das dúvidas que afligem pacientes com câncer de mama.

Trabalho no Brasil desde 2004 e, ao longo de vários anos tratando pacientes com câncer de mama, notei a carência de uma fonte simples e direta de informação com foco apenas neste tipo de câncer, que explique o que é a doença, como se diagnostica e como se trata. A ideia foi trazer informações médicas de qualidade para o paciente que esclarecessem o assunto e não confundissem o paciente com excessos de informação.

Como nem todos os serviços e médicos têm a disponibilidade de tempo para fazer esta discussão, decidi colocar aspectos gerais e potencialmente úteis a toda(o) paciente nesta página de acesso aberto. Um caso de câncer de mama nunca é igual a outro caso. As diferenças começam pelo próprio tumor, e passam por questões individuais da(o) paciente que apresenta este tumor, do meio social e geográfico onde vive a(o) paciente, além dos recursos disponíveis para o tratamento da(o) paciente em questão. Existe porém uma necessidade universal de todas(os) as(os) pacientes, que consiste em entender um pouco da sua doença, como ela poderia ser evitada, porque ela surgiu, como ela pode evoluir, como ela pode e deve ser tratada.

As informações aqui contidas de maneira alguma devem substituir uma ampla conversa com seu médico. Como fonte adicional de informações, incluindo legislação e direitos, considero o portal do Instituto Oncoguia (www.oncoguia.org.br) como a mais segura fonte em português para pacientes com câncer no Brasil, e recomendo a todos os nossos pacientes, independente do tipo de câncer, que conheçam seu conteúdo.

Normalmente, ao conversar com uma(um) paciente nova(o), discuto todas estas questões, e acredito que isto tem ajudado a dar mais tranquilidade a muitas(os) pacientes. Espero contribuir para isso neste site também.

Seja bem-vinda(o) e boa leitura.

Dr. Rafael Kaliks